quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Operação de fiscalização do Ibama e da Polícia Civil apreende aves e anilhas falsificadas na serra gaúcha

Operação de fiscalização do Ibama e da Polícia Civil apreende aves e anilhas falsificadas na serra gaúcha


Porto Alegre (01/11/2011) – A Divisão de Controle e Fiscalização do Ibama no Rio Grande do Sul realizou, na última segunda-feira (31/10), uma ação fiscalizatória conjunta com a Polícia Civil em cumprimento a três mandados de busca e apreensão em residências de criadores amadores de passeriformes no município de Bento Gonçalves, na região serrana do estado. Foram apreendidos 87 animais, entre eles, três filhotes de sabiá recém-capturados e um papagaio. Foram lavrados cinco autos de infração no valor total de R$ 115,7 mil de multas.



De acordo com o chefe da Dicof, Régis Fontana Pinto, a polícia obteve os mandados após denúncia de que os criadores clonavam anilhas para simular a legalização de animais capturados diretamente na natureza, os quais eram posteriormente comercializados.



Durante a operação, foi constatado que duas aves apresentavam anilhas com a mesma numeração, comprovadamente, clonada. Além desta ilegalidade, o analista ambiental destaca que também foram encontradas anilhas falsas e outras cortadas, o que comprova a adulteração de selo público.



Um dos investigados foi preso depois que a polícia encontrou em sua posse uma arma com registro vencido. Os animais foram encaminhados para o Ibama/RS para destinação posterior. Segundo o chefe do Núcleo de Fauna, Paulo Wagner, o recebimento das aves está sendo retomado paulatinamente, de acordo com a capacidade de acolhimento e destinação das aves.





Nenhum comentário: