quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Ibama e PF apreendem pássaros exóticos em Chapadão do Sul/MS

Campo Grande (05/10/2011) – Numa operação conjunta, o Ibama em Mato Grosso do Sul e a Polícia Federal apreenderam 68 pássaros exóticos em pet shops irregulares em Chapadão do Sul, que fica a 330 km da capital.
A investigação conduzida pela PF com o apoio do Ibama chegou aos dois pet shops e duas residências na segunda-feira após uma prisão realizada pela PF em São Paulo. A apreensão foi feita ontem. As aves estavam sendo comercializadas sem autorização do Ibama. Os dois proprietários dos pet shops foram presos pela PF e multados pelo Ibama em R$ 185,3 mil reais, tendo sido lavrados seis autos de infração por crime ambiental.
As aves foram trazidas para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres de Campo Grande (Crass) , ficando à espera de uma decisão judicial sobre seu destino final. Como são espécies exóticas vindas de outros países, não podem ser soltas na natureza brasileira.
Entre as espécies apreendidas, estão alguns pássaros raros, como a cacatua (nativa da Austrália) e pássaros da Nova Zelândia. No lote, também foram apreendidas duas araras nativas, periquitos e papagaios.
“Essa apreensão é uma exemplo típico de mercado ilegal de fauna exótica e nativa”, diz Anna Mendo, analista ambiental do Ibama e bióloga.
Esse mercado ilegal movimenta mais de 20 bilhões de dólares por ano no mundo, diz ela, e o Brasil responde por cerca de 15% desse montante. Por isso, é fundamental as ações de combate do Ibama e, agora, da PF a esse crime ambiental, afirma Anna.

Nenhum comentário: