quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Centenas de aves apreendidas no aeroporto de Brasília

Brasília (29/09/2011) – O Ibama e a Polícia Federal apreenderam 296 canários-da-terra no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, durante a noite de ontem. Os pássaros, que tinham os Estados do Ceará e de Pernambuco como destino, estavam acondicionados em uma mala e duas caixas. “Oito canários-da-terra estavam em uma bagagem com roupas. Os outros 288 pássaros, da mesma espécie, estavam distribuídos em fundos falsos de duas caixas que trasportavam codornas.”, relatou Roberto Cabral Borges, coordenador de Operações e Fiscalização do Ibama.
Das três pessoas envolvidas no crime ambiental, duas foram detidas em Brasília. A terceira chegou a embarcar, mas acabou detida em Fortaleza. Os três infratores possuíam cadastrado no Sistema de Cadastro de Criadores Amadoristas de Passeriformes (SISPASS). Das 296 aves silvestres apreendidas, apenas duas possuiam anilhas. “Há indícios de que os canários-da-terra seriam usados em rinhas (brigas)”, explicou o coordenador
Foram aplicadas multas de R$ 500,00 por espécime devido ao transporte irregular e, pelo crime de maus-tratos, R$ 2.000,00 por indivíduo. “Mas infelizmente os autuados responderão a este crime ambiental em liberdade”, lamentou o Coordenador. Os animais foram encaminhados para o Ibama e, após avaliação, seguiram para soltura.

Nenhum comentário: